![]() |
Pixabay |
Os abrigos são voltados para cães de rua e foram colocados em frente ao edifício Tulipa. A ideia foi dos próprios moradores, mas não agradou vizinhos, que fizeram reclamação ao Paço.
A Administração municipal chegou a emitir ordem de despejo, determinando a retirada das casinhas, mas o condomínio recorreu. Após análise do recurso, o município manteve a decisão. Se ela for descumprida, o poder público recolherá os objetos.
Questionado, o secretário-adjunto da Smim (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana), Marcelo Gazen, afirmou que existem diversas legislações que impedem a instalação de equipamentos em passeios públicos, de forma a assegurar o direito de circulação de pedestres. Além disso, a Prefeitura informou, em nota, que “manter animais em logradouros públicos estimula o abandono de outros no local”.
Na esfera estadual, contudo, lei aprovada neste ano permite que os moradores coloquem casinhas comunitárias na rua, desde que elas não atrapalhem pedestres e motoristas.