Voto eletrônico em assembleias é aprovado pela CCJ do Senado

Legislação
Pixabay

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou Projeto de Lei que permite o uso do voto eletrônico nas assembleias de condomínios.

O PL 548/2019 foi apresentado pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) e representa alternativa à dificuldade em se obter a presença mínima de votantes nas reuniões. A coleta eletrônica de votos poderia ocorrer via internet ou por outro meio idôneo que permita a contagem individualizada da vontade dos ausentes.

Segundo Soraya, o modelo atual, no qual se exige a presença física dos condôminos, soa desconectado com a sociedade contemporânea.

A relatora, senadora Juíza Selma (PSL-MT), por sua vez, considera o projeto bastante consistente em face dos recursos tecnológicos e de comunicação existentes hoje. Para ela, a votação por meio eletrônico pode aumentar consideravelmente a participação dos moradores nas decisões condominiais. 

O projeto será enviado agora para votação no Plenário do Senado e, se não houver recurso, será encaminhado à Câmara dos Deputados em seguida.

Deixe um comentário